Notícias

Estrada do Sabor

19/07/2018



Em 2001, iniciou-se, em Garibaldi uma proposta para desenvolver o turismo rural no município, assim nasceu a Estrada do Sabor. Esse projeto envolveria famílias que teriam como principal atividade a agricultura e a agroindústria. Essas famílias implementariam sua renda a partir do turismo em suas residências, com a venda de produtos elaborados em suas propriedades.

Família Bettú:
Degustação de vinhos especiais.

Família Jorge Mariani:
O diferencial é a produção ecológica. Toda a recepção está pautada no estabelecimento da agricultura ecológica. Há degustação de vinhos e sucos ecológicos, pão, queijos e salames. Visita à residência da família, onde antigos utensílios hoje ganham lugar de destaque. O passeio dos turistas pela propriedade é feito pela carroceria de um trator.

Família Odete Bettú Lazzari:
No local, onde existiam alguns entulhos e umidade, hoje servem-se refeições. O porão continua tendo seu "chão batido", mas foi organizado e estruturado para o atendimento dos visitantes. Objetos antigos, guardados carinhosamente pela família, receberam lugar de destaque nas cristaleiras. A família resgatou antigas receitas, com destaque para a moranga recheada.

Família Olir Brugalli:
Produção e comercialização de copas e salames. Degustação de pães, queijos, salames, vinhos ou sucos produzidos no local.

Família Vaccaro:
Oferece uma opção diferenciada de refeições, onde receitas antigas da família são elaboradas, com destaque para a galinha recheada assada no forno a lenha. A família tem uma estrutura para atender grupos de até 40 pessoas. No local pode-se ainda fazer trilhas ecológicas com cascata, visita à vinícola da família, entre outras atividades.
Cada família tem suas características próprias, valorizando a história das mesmas, seu modo de vida, suas receitas, os utensílios e equipamentos utilizados para compor a atratividade das propriedades.

Além disso, a paisagem, vales e vinhedos, capitéis e capelas compõem um cenário peculiar. O Roteiro Estrada do Sabor foi escolhido para representar os três estados do sul do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar. Estas famílias de pequenos agricultores constituíram a Associação de Participantes do Turismo Rural Estrada do Sabor, em 11 de junho de 2003, sendo que realizam encontros, onde são decididas diversas ações que são realizadas em conjunto, como a participação em eventos, decisões de materiais de divulgação, entre outros assuntos.  A Associação Estrada do Sabor continua representando a Agricultura Familiar do País, inclusive nos projetos de Incentivo a Agricultura Familiar, como o Mais Alimento, que incentiva a compra de maquinários agrícolas, na criação de agroindústria, e incentivo a mulher e aos jovens agricultores, gerando assim desenvolvimento e fazendo com que os jovens permaneçam na agricultura familiar. Em 25 de maio de 2009, foi lançado o site do roteiro. No site www.estradadosabor.com.br, o turista basicamente pode conhecer o que cada família tem a oferecer ao visitante, também possui mapas para a localização, e-mail e telefones para contato.